Pós-Graduação
Stricto sensu
Mestrado e Doutorado em
Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
Londrina – PR
PROCESSO SELETIVO 2024/1
Deferimento
15/02/2024
Avaliações
(Online)
19/02 a 23/02/2024
Resultado
28/02/2024
Matrícula
05/03 a 07/03/2024
PROCESSO SELETIVO – DOUTORADO SANDUÍCHE
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR, teve o Mestrado aprovado na 144ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES/CAPES e o Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias foi aprovado na 182ª Reunião do CTC-ES/CAPES. O Programa é constituído por atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, que têm por finalidade a capacitação de professores e profissionais do Ensino. Tem como foco o desenvolvimento de pesquisa para responder as demandas por diferentes formas de aprender, fundamentada na compreensão e construção de metodologias inovadoras de ensino.
Objetivos do Programa
Capacitar, numa perspectiva interdisciplinar, docentes pesquisadores e profissionais da área de ensino/educação para elaborar ações, estratégias, programas e políticas na área de ensino para nível básico e superior;
Promover atividades de pesquisa vinculada a rede de ensino básico através de atividades de extensão universitária;
Desenvolver núcleos de pesquisa sobre temas relacionados ao ensino, articulando e ampliando a produção científica, tecnológica e cultural comprometendo-se com sua ampla socialização;
Articular ações com o ensino de graduação e a especialização lato sensu com vistas a produção de conhecimento na área do ensino;
Contribuir para a elevação da qualidade geral da formação universitária nas licenciaturas, e extrauniversitária.
Público Alvo
Podem candidatar-se ao programa portadores de diploma universitário nas licenciaturas e bacharelados com formação e/ou atuação na área de ensino/educação.
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Formação de Professores e ação docente em situações de ensino: Entender o processo de formação dos profissionais da educação nas dimensões históricas, políticas, culturais e sociais, bem como seu papel no sistema educacional. Analisar os princípios teóricos e metodológicos da ação docente, sustentados pelas políticas de formação de professores e do uso das novas tecnologias para desenvolver e validar projetos e processos na área do ensino presenciais ou virtuais. Desenvolver competências e habilidades para planejar, programar, implantar e avaliar o cenário multicultural do espaço escolar. Articular projetos aos processos educacionais de aprendizagem formal, não formal, aberta e mediada.
Linha de Pesquisa 2
Ensino de Linguagens e suas Tecnologias: Investigar os processos de ensino-aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais. Aprofundar os estudos dos processos metodológicos, suas linguagens e tecnologias e a apropriação desses elementos no espaço escolar. Discutir o trabalho colaborativo; a dialogicidade; a avaliação processual e a investigação do potencial do uso pedagógico de ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, além de sua interação com as novas mídias e linguagens nas situações de ensino.
Disciplinas
Mestrado
- A construção da Escola no Brasil e as Políticas para o ensino / 45 Horas – 3 Créditos
- Ensino, tecnologia e linguagens: aspectos teóricos e metodológicos / 45 Horas – 3 Créditos
- Estágio em Docência / 45 Horas – 3 Créditos
- Abordagens de Pesquisa em Ensino / 45 Horas – 3 Créditos
- Seminários de pesquisa / 45 Horas – 3 Créditos
- A Análise de Conteúdo como estratégia metodológica para implementação dos conceitos de Ensino Híbrido/ 30 horas 2 créditos.
- A elaboração de produções científicas: uma experiência mediada por tecnologias digitais /30 horas 2 créditos
- Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem/30 horas 2 créditos
- Ludicidade e tecnologias em situações de ensino e aprendizagem/ 30 horas 2 créditos
- Programas institucionais de formação docente /30 horas 2 créditos
- Projetos de Aprendizagem com Tecnologias Digitais: Fundamentos e Implicações /30 horas 2 créditos
- Curadoria Digital no Processo de Ensino /30 horas 2 créditos
- Tópicos Especiais /30 horas 2 créditos
- Teorias de Aprendizagem / 30 horas 2 créditos
- Teorias do Conhecimento /30 horas 2 créditos
- Formação de Professores e desenvolvimento profissional /30 horas 2 créditos
- Formação docente e práticas pedagógicas /30 horas 2 créditos
- Desenvolvimento Curricular /30 horas 2 créditos
- Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento /30 horas 2 créditos
- Processos pedagógicos mediados por tecnologia de informação e comunicação /30 horas 2 créditos
- Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido /30 horas 2 créditos
- Tendências em Educação Matemática /30 horas 2 créditos
- Educação Inclusiva e suas tecnologias /30 horas 2 créditos
- Tendências em Ensino de Ciências /30 horas 2 créditos
- Práticas de Referência no Ensino de Ciências da Natureza /30 horas 2 créditos
- Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica /30 horas 2 créditos
- Ensino de Leitura e Produção de Texto /30 horas 2 créditos
- Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento /30 horas 2 créditos
- Letramentos e a transição para o Ensino Superior /30 horas 2 créditos
- Ensino, sociedade e diversidades /30 horas 2 créditos
- Educação Ambiental e Ensino /30 horas 2 créditos
- História da Educação Matemática no Brasil /30 horas 2 créditos
- Atividades Programadas
Doutorado
- A construção da Escola no Brasil e as Políticas para o ensino / 45 Horas – 3 Créditos
- Ensino, tecnologia e linguagens: aspectos teóricos e metodológicos / 45 Horas – 3 Créditos
- Estágio em Docência / 45 Horas – 3 Créditos
- Estratégias para elaboração de Projetos de Pesquisa Avançados / 45 Horas – 3 Créditos
- Seminários de pesquisa / 45 Horas – 3 Créditos
- A Análise de Conteúdo como estratégia metodológica para implementação dos conceitos de Ensino Híbrido/ 30 horas 2 créditos.
- A elaboração de produções científicas: uma experiência mediada por tecnologias digitais /30 horas 2 créditos
- Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem/30 horas 2 créditos
- Ludicidade e tecnologias em situações de ensino e aprendizagem/ 30 horas 2 créditos
- Programas institucionais de formação docente /30 horas 2 créditos
- Projetos de Aprendizagem com Tecnologias Digitais: Fundamentos e Implicações /30 horas 2 créditos
- Curadoria Digital no Processo de Ensino /30 horas 2 créditos
- Tópicos Especiais /30 horas 2 créditos
- Teorias de Aprendizagem / 30 horas 2 créditos
- Teorias do Conhecimento /30 horas 2 créditos
- Formação de Professores e desenvolvimento profissional /30 horas 2 créditos
- Formação docente e práticas pedagógicas /30 horas 2 créditos
- Desenvolvimento Curricular /30 horas 2 créditos
- Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento Avaliação Educacional: funções, instrumentos e planejamento /30 horas 2 créditos
- Processos pedagógicos mediados por tecnologia de informação e comunicação /30 horas 2 créditos
- Estratégias para Ensino EAD e Ensino Híbrido /30 horas 2 créditos
- Tendências em Educação Matemática /30 horas 2 créditos
- Educação Inclusiva e suas tecnologias /30 horas 2 créditos
- Tendências em Ensino de Ciências /30 horas 2 créditos
- Práticas de Referência no Ensino de Ciências da Natureza /30 horas 2 créditos
- Epistemologia e Didática de Conteúdos Matemáticos da Educação Básica /30 horas 2 créditos
- Ensino de Leitura e Produção de Texto /30 horas 2 créditos
- Interfaces da Matemática com outras áreas do conhecimento /30 horas 2 créditos
- Letramentos e a transição para o Ensino Superior /30 horas 2 créditos
- Ensino, sociedade e diversidades /30 horas 2 créditos
- Educação Ambiental e Ensino /30 horas 2 créditos
- História da Educação Matemática no Brasil /30 horas 2 créditos
- Atividades Programadas
Corpo Docente
Linha de Pesquisa 1
Linha de Pesquisa 2
Contatos
Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
E-Mail: mestradoensino@unopar.br
Publicação do Programa
Documentos
- EDITAL – Resultado Processo Seletivo Estudante Especial 2023/2
- EDITAL – Processo Seletivo Estudante Especial 2023/2
- EDITAL – Resultado Processo Seletivo 2023/2
- ADITAMENTO – Processo Seletivo 2023/2
- EDITAL – Processo Seletivo 2023/2
- Estágio Pós-Doutoral Voluntário 2023/1 – Resultado
- Estágio Pós-Doutoral Voluntário 2023/1 – Edital
- Resultado – Estudante Especial 2023/1
- Aditamento – Estudante Especial 2023/1
- Edital – Estudante Especial 2023/1
- Edital PROSUP/CAPES 2023.1
- Edital PRPPG Nº 024/2022 – Resultado Estudante Especial
- Edital PRPPG Nº 019/2022 – Estudante Especial
- Aditamento Nº 007/2022 ao Edital PRPPG Nº 015/2022
- Processo Seletivo PROSUP/CAPES 2022/2 – Edital
- Ofício cotas extras PROSUP 2022/2
- Processo Seletivo Pós-Doutoral Voluntário – EDITAL
- Processo Seletivo Pós-Doutoral Voluntário – RESULTADO
- EDITAL PRPPG Nº005/2022 – Resultado
- Edital PROSUP/CAPES
- Estágio Pós-Doutorado Voluntário 2021/2 – Edital
- Estágio Pós-Doutorado Voluntário 2021/2 – Resultado
- Processo Seletivo PNPD Voluntário 2021 – Edital
- Processo Seletivo PNPD Voluntário 2021 – Resultado
- Processo Seletivo Bolsa/Taxa Prosup – Mestrado – Edital
- Processo Seletivo Bolsa/Taxa Prosup – Mestrado – Resultado
- Processo Seletivo Bolsa/Taxa Prosup – Doutorado – Edital
- Processo Seletivo Bolsa/Taxa Prosup – Doutorado – Resultado
- Processo Seletivo 2021 – Mestrado – Edital
- Processo Seletivo 2021 – Mestrado – Resultado
- Processo Seletivo PDSE 2021 – Edital
- Processo Seletivo PDSE 2021 – Resultado