Programa de Iniciação
Científica e Tecnológica – PICT
Você sabia que a Iniciação Científica possibilita a sua participação em projetos de pesquisa, além de abrir caminhos para torná-lo um futuro pesquisador?
Conheça o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica EaD que preparamos para você!
Edital 2023
Olá alun@ da modalidade EAD da Uniderp-Anhanguera.
Venha participar do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT EAD) e tenha um diferencial na sua formação acadêmica, profissional e pessoal.
Os editais contemplam a modalidade semipresencial e 100% online de todos os semestres e cursos. Veja as vantagens em participar do PICT EAD:
- Não há custo para participação do Programa;
- Certificados com carga horária que podem ser considerados como ACO e turbinarão o seu currículo;
- Orientação por doutores pesquisadores;
- Participação em eventos científicos;
- Possibilidade de concorrer a uma bolsa de IC e muito mais.
PICT EAD – 2023/2
A presente pesquisa visa compreender a formação do aluno sobre o seu percurso no Sistema de Ensino EAD.
Editais Encerrados
2022
PICT EAD – 2022 A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD
2021
PICT EAD – 2021 A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD
2020
A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD – 2019
Administração
Ciências Contábeis
Enfermagem
Engenharias
Pedagogia
A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD – 2020 Edição 1
Cursos EaD Semipresencial de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo
A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EaD – 2020 Edição 2
Cursos EaD Semipresencial de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo
2018
A formação no curso de Letras, na modalidade EAD, para o uso das tecnologias no ensino
Estudo do perfil das Brinquedotecas em Centros Municipais de Educação Infantil brasileiros
Estudo sobre consultoria em gestão empresarial de micro e pequenas empresas brasileiras
- Levantar o perfil das organizações pesquisadas.
- Identificar o nível de conhecimento dos gestores a respeito da oferta de projetos de consultoria/aconselhamento em gestão empresarial pelas universidades
- Diagnosticar os fatores que motivam ou não a procura de consultoria/aconselhamento em gestão empresarial.
- Identificar as possíveis barreiras que impedem o desenvolvimento de projetos de gestão empresarial em parceira com as universidades.
- Diagnosticar as dificuldades de gestão da empresa.
Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Gestão de Produção Industrial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Gestão Pública
Logística
Marketing
Processos Gerenciais
Empreendedorismo
Gestão Comercial
Marketing Digital.
Investigações a respeito de competências e habilidades matemáticas de ingressantes na área de Engenharia
Investigar habilidades matemáticas que envolvem a formação de graduandos (Licenciaturas, Bacharéis, Tecnológicos) de cursos ofertados na modalidade presencial e na modalidade a distância.
Objetivos Específicos:
- Identificar em documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos superiores, as orientações curriculares relacionadas as habilidades a serem desenvolvidas na formação superior.
- Identificar abordagens metodológicas de conteúdos matemáticos nos cursos presenciais e em Ambientes Virtuais de aprendizagem (AVA) de cursos a distância que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades matemáticas.
- Efetuar análise quantitativa e qualitativa nos dados obtidos a partir dos instrumentos de pesquisa: componentes curriculares, atividades de resolução de problemas, registros escritos (documentos de estágios), entrevistas, em salas presenciais e também em Ambientes Virtuais de Aprendizagens.
Nível de atividade física e variáveis antropométricas em jovens brasileiros praticantes de modalidades esportivas: um estudo prospectivo
A prática de atividade física é considerada como fator influenciador na prevenção de doenças degenerativas, cardiovasculares e patologias relacionadas ao sedentarismo. O estímulo da prática por parte dos jovens é importante, uma vez que, nesta fase ocorre a diminuição na participação em atividades esportivas. Portanto, o objetivo do projeto será verificar a prevalência da prática esportiva, nível de atividade física e variáveis antropométricas em jovens brasileiros praticantes de modalidades esportivas. O estudo será realizado em duas etapas, a saber:
1. Estudo com três polos de Ensino à Distância da Universidade Pitágoras Unopar de cada região do Brasil, com alunos (14 a 17 anos) praticantes de modalidades esportivas subsidiadas pela organização pública;
2. Análise dos dados obtidos, realização e entrega de relatórios para as organizações públicas participantes. Todos os alunos participantes do projeto receberão treinamento na plataforma AVAStricto. Serão levantadas informações a respeito da prevalência da prática de modalidades esportivas no país, além de avaliações do nível de atividade física e variáveis antropométricas (IMC e Circunferência Abdominal).
Conexões contemporâneas: Ensino a Distância e a Percepção discente das demandas Regionais por Tecnologia
Fisioterapia Odontologia
Enfermagem (EaD)
Embelezamento e Imagem Estética Pessoal(EaD)
Serviço Social
Sociologia (EaD)