PGSS Cogna

Pós-Graduação
Stricto sensu

Mestrado em

Ensino

Cuiabá – MT

PROCESSO SELETIVO 2024/1

Inscrições

até 02/02/2024 às 17h (horário de Brasília)

Deferimento

09/02/2024

Avaliações

(Online)
15/02 a 21/02/2024

Resultado

23/02/2024

Matrícula

06/03 a 08/03/2024 às 17h (horário de Brasília)

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.

Público-alvo

O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.

Áreas de Concentração

Disciplinas

  • Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
  • Atividades Programadas (10 créditos)
  • Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
  • Seminário de Pesquisa II (3 créditos)
Linha de Pesquisa 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos
  • Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)
Linha de pesquisa 2 – Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar
  • Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)
  • Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)
Linha de Pesquisa 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias
  • Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)
  • Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3 créditos)
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos)
  • Cultura Escolar e Saberes Docentes (3 créditos)
  • Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3 créditos)
  • Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Educação Ambiental e Ensino (3 créditos)
  • Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
  • Ensino a Distância (3 créditos)
  • Ensino de Leitura e Produção de Texto (3 créditos)
  • Ensino em Ciências Naturais (3 créditos)
  • Ensino, Sociedade e Diversidades (3 créditos)
  • Escola, Memória e Narrativas (3 créditos)
  • Estratégias para o Ensino de Química e meio Ambiente (3 créditos)
  • Formação Didática e Trabalho Docente (3 créditos)
  • Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3 créditos)
  • Linguagem e Educação (3 créditos)
  • Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3 créditos)
  • Poéticas e Estéticas Contemporâneas Aplicadas ao Ensino (3 créditos)
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3 créditos)
  • Alterações Ambientais e Saúde Pública
  • Biodiversidade: Uso e Conservação
  • Cultura e Educação Ambiental
  • Ecologia de Ecossistemas
  • Economia Ambiental
  • Estatística Aplicada a Estudos Ambiental
  • Estudo Dirigido
  • Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
  • Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas
  • Inovação Tecnológica e Meio Ambiente
  • Legislação Ambiental
  • Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
  • Métodos Quantitativos Aplicados à Modelagem em Ciências Ambientais
  • Paisagens e Planejamento Ambiental
  • Poluentes Atmosféricos & Bioindicadores Ambientais
  • Prática de Campo
  • Prospecção de Produtos Naturais
  • Seminários I
  • Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
  • Teorias do Desenvolvimento: Aspectos da Sustentabilidade
  • Turismo Sustentável

Corpo Docente

UNIC

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolin

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Cilene Maria Lima Antunes Maciel

Linha de Pesquisa 2

   

Profa. Dra. Edenar Souza Monteiro

Linha de Pesquisa 2

   

Prof. Dr. Rosemar Eurico Coenga

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

Linha de Pesquisa 3

   

Profa. Dra. Marta Maria Darsie

Linha de Pesquisa 3

   
Colaboradores

Prof. Dr. Bartolomeu José Ribeiro de Souza

   

Profa. Dra. Bernadete Lema Mazzafera

   
Docentes IFMT

Profa. Dra. Ana Cláudia Tasinaffo Alves

   

Profa. Dra. Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio da Silva

Linha de Pesquisa 1

   

Profa. Dra. Edione Teixeira de Carvalho

Linha de Pesquisa 2

   

Prof. Dr. Epaminondas de Matos Magalhães

Linha de Pesquisa 1

   

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Leandro Carbo

Linha de Pesquisa 3

   

Prof. Dr. Marcelo Franco Leão

   

Prof. Dr. Marcos Aparecido Pereira

   

Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra

Linha de Pesquisa 3

   
Colaboradores

Prof. Dr. Juliano Batista Santos

Colaborador

   

Contatos

Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini

Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC

E-Mail: ana.voltolini@cogna.com.br

Prof. Dr. Marcelo Franco Leão

Coordenador do Mestrado em Ensino – IFMT

Fone: (67) 3616-4100
E-Mail: marcelo.leao@ifmt.edu.br

Controle Acadêmico

E-mail: controleacademico@kroton.com.br

Contato: 

 

 

Secretaria Online

Alun@ matriculad@, faça a sua solicitação aqui.