Pós-Graduação
Stricto sensu
Mestrado em
Ensino
Cuiabá – MT
PROCESSO SELETIVO 2024/1
Deferimento
09/02/2024
Avaliações
(Online)
15/02 a 21/02/2024
Resultado
23/02/2024
Matrícula
06/03 a 08/03/2024 às 17h (horário de Brasília)
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá-UNIC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso- IFMT, tem por finalidade um trabalho interdisciplinar que agregue as diversas áreas do conhecimento, a fim de atender essa demanda específica e responder às expectativas dos candidatos das diversas áreas de formação (bacharelado, licenciatura, e tecnólogos) com interesse em investigar ensino nas suas respectivas áreas de conhecimento.
Público-alvo
O Mestrado Acadêmico em Ensino tem foco nas Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos com objetivo de capacitar docentes e pesquisadores numa perspectiva orientada para análise dos problemas educacionais e implantação de propostas que visem a qualidade do ensino, por meio da problematização e da análise de questões relacionadas à prática pedagógica, às tecnologias educacionais e aos saberes envolvidos no processo educativo.
Áreas de Concentração
Ensino, Currículo e Saberes Docentes
A área desenvolverá estudos referentes às relações entre ensino, currículo e saberes docentes que são construídas a partir das experiências cotidianas que refletem na maneira como os professores ensinam e norteiam as práticas pedagógicas.
Linhas de Pesquisa
Linha 1 – Ensino de Linguagens e seus códigos
Esta Linha de Pesquisa visa abranger projetos que tratem das construções de saberes a partir da própria atuação dos sujeitos em práticas sociais, tendo como foco as mediações de linguagem, na produção de sentido e da vinculação social, na contemporaneidade. Formação de professores para as práticas didático-pedagógicas voltadas para o ensino das linguagens e seus códigos. Nesta perspectiva serão especialmente estudados os aspectos de transmissão, recepção e processos cognitivos que tangenciam o campo da linguagem, na reinvenção dos processos de construção dos rituais de vinculação social e autopoieses.
Linha 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Escolar
Tem o objetivo de desenvolver estudos na perspectiva teórico-metodológica com base nos pressupostos educacionais vinculados ao ensino e a aprendizagem, propondo ainda investigar os currículos e respectivas práticas. Os estudos desenvolvidos nesta linha compreendem também formas de elaboração e aplicação de propostas educativas envolvendo espaços formais e/ou não formais. A ênfase está no direcionamento de ações estratégicas para o aprimoramento da ação docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Linha 3 – Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas tecnologias
A linha de pesquisa caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre o ensino de Ciências e Matemática destacando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. Investiga-se a história do ensino de Ciências e da Matemática; os fundamentos do processo de construção dos saberes escolares discentes ou docentes no ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; o currículo, seus componentes curriculares e as formas de avaliação no ensino de Ciências e Matemática; a formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Matemática e suas interrelações com a Educação Básica; os Processos de ensino e de aprendizagem, no âmbito do ensino formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino; Estudo e proposição de estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas implicações para o ensino de Ciências e Matemática.
Disciplinas
- Abordagens de Pesquisa em Ensino (3 créditos)
- Atividades Programadas (10 créditos)
- Epistemologia: Teorias do Conhecimento (3 créditos)
- Seminário de Pesquisa I (3 créditos)
- Seminário de Pesquisa II (3 créditos)
- Enfoques Teóricos e Práticas do Ensino de Linguagens (3 créditos)
- Tendências e Abordagens de Pesquisa em Linguagens (3 créditos)
- Formação de Professores e Saberes para Docência (3 créditos)
- Tendências Educacionais e Pensamento Pedagógico (3 créditos)
- Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos)
- Tendências e Abordagens de Pesquisa em Ciências e Matemática (3 créditos)
- Adaptações Curriculares – Saberes e Práticas Inclusivas (3 créditos)
- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos)
- Cultura Escolar e Saberes Docentes (3 créditos)
- Cultura Popular e Ensino de Linguagem (3 créditos)
- Currículo, Planejamento e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
- Educação Ambiental e Ensino (3 créditos)
- Educação Matemática: O Currículo da Educação Básica e os Processos de Ensino e Aprendizagem (3 créditos)
- Ensino a Distância (3 créditos)
- Ensino de Leitura e Produção de Texto (3 créditos)
- Ensino em Ciências Naturais (3 créditos)
- Ensino, Sociedade e Diversidades (3 créditos)
- Escola, Memória e Narrativas (3 créditos)
- Estratégias para o Ensino de Química e meio Ambiente (3 créditos)
- Formação Didática e Trabalho Docente (3 créditos)
- Identidades e Representações em Diferentes Linguagens (3 créditos)
- Linguagem e Educação (3 créditos)
- Perspectivas Históricas do Ensino de Matemática no Brasil (3 créditos)
- Poéticas e Estéticas Contemporâneas Aplicadas ao Ensino (3 créditos)
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aplicadas ao Ensino de Linguagem (3 créditos)
- Alterações Ambientais e Saúde Pública
- Biodiversidade: Uso e Conservação
- Cultura e Educação Ambiental
- Ecologia de Ecossistemas
- Economia Ambiental
- Estatística Aplicada a Estudos Ambiental
- Estudo Dirigido
- Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
- Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas
- Inovação Tecnológica e Meio Ambiente
- Legislação Ambiental
- Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
- Métodos Quantitativos Aplicados à Modelagem em Ciências Ambientais
- Paisagens e Planejamento Ambiental
- Poluentes Atmosféricos & Bioindicadores Ambientais
- Prática de Campo
- Prospecção de Produtos Naturais
- Seminários I
- Sociedade, Natureza e Desenvolvimento
- Teorias do Desenvolvimento: Aspectos da Sustentabilidade
- Turismo Sustentável
Corpo Docente
UNIC
Colaboradores
Docentes IFMT
Colaboradores
Contatos
Profa. Dra. Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini
Coordenadora do Mestrado em Ensino – UNIC
E-Mail: ana.voltolini@cogna.com.br
Prof. Dr. Marcelo Franco Leão
Coordenador do Mestrado em Ensino – IFMT
E-Mail: marcelo.leao@ifmt.edu.br
Publicação do Programa
Documentos
- EDITAL – Resultado Processo Seletivo Estudante Especial 2023/2
- EDITAL – Processo Seletivo Estudante Especial 2023/2
- Edital Bolsas PROSUP/CAPES – 2023.1
- Processo Seletivo Estudante Especial – 2022.2 – Edital
- Processo Seletivo Estudante Especial – 2022.2 – Resultado
- EDITAL Nº004/2022 – Resultado
- Edital PROSUP/CAPES
- Processo Seletivo Estudante Especial – EDITAL Nº 029/2021
- Resultado Processo Seletivo Estudante Especial – EDITAL Nº 038/2021
- Processo Seletivo – EDITAL Nº 023/2020
- Processo Seletivo – EDITAL Nº 023/2020 – Resultado
- Processo Seletivo – PROSUP – Edital
- Processo Seletivo – PROSUP – Resultado