Ambiente e Saúde na Amazônia Legal
Trata-se de um campo interdisciplinar envolvendo as áreas ambientais e ciências da saúde visando analisar e subsidiar conhecimentos básicos ou aplicados das complexas interações o homem e o ambiente amazônico, considerando o uso da terra e os impactos dessas ações antrópicas no ambiente e na saúde de sua população.
Linhas de Pesquisa
Linha de pesquisa 1
Modelos e bioindicadores de qualidade do ar para a predição de agravos relacionados à saúde: Visa a validação de modelos de qualidade do ar e sua utilização como variáveis preditoras de agravos à saúde relacionados ao ambiente. Também tem como objetivo a análise de bioindicadores relacionados a fatores antrópicos, considerando diferentes aspectos de poluição do ecossistema e suas relações com a saúde humana.
Linha de pesquisa 2
Poluentes ambientais da água e solo e doenças relacionadas: Propõem analisar a influência dos diversos poluentes do solo e da água relacionados aos biomas do Cerrado, Pantanal e Amazônia na ocorrência de doenças na população exposta, com ênfase na utilização de agrotóxicos e seus contaminantes (metais pesados, poluentes orgânicos persistentes e outros), que são intensamente utilizados pela agropecuária em Mato Grosso.