Os Comitês e Comissões de Ética em Pesquisa da Cogna são apoiados pela Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu – DPGSS da Cogna.
A legislação e regulamentações brasileiras preveem que os projetos de pesquisa com envolvimento de seres humanos e projetos de pesquisa e atividades acadêmicas com o envolvimento de animais devem ser avaliados pelos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) e Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA), respectivamente. Dessa forma, é expressamente vetado o início de coletas de dados de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos e projetos ou aulas com envolvimento de animais antes da aprovação pelo CEP ou CEUA.
Atualmente, a Cogna conta com seis Comitês de Ética em Pesquisa e quatro Comissões de Ética no Uso de Animais: Pitágoras-Unopar, Unic, Anhanguera-Uniderp, Unian, Unime e Pitágoras de Fortaleza, nas seguintes unidades: Cada CEP ou CEUA tem estrutura e administração própria e autonomia para recebimento, tramitação e acompanhamento dos projetos.
Os CEP e CEUA institucionais tem como suporte o COEPE – Colegiado de Ética em Pesquisa da Kroton estruturado conforme segue: